Familiarização da equipe de enfermagem com o carrinho de emergência pediátrica: evidenciando lacunas no conhecimento

  • Ingrid Santos Consentino
  • Maria Joana de Lima Martins
Palavras-chave: Carrinho de emergência, Pediatria, . Equipe de Enfermagem, Atendimento em Emergência, Conhecimento profissional

Resumo

Para um atendimento de sucesso na emergência pediátrica, faz-se necessária a execução por uma equipe devidamente capacitada e a disponibilidade de materiais e equipamentos, estando estes situados no Carro de Emergência, que funciona como um armário cuja padronização é proposta pela Sociedade Brasileira de Cardiologia com base nas normas da American Heart Association.  O presente estudo tem por objetivo geral avaliar o nível de conhecimento da equipe de enfermagem do Hospital e Pronto Socorro Pediátrico Pró-Infância acerca das especificidades do carrinho de emergência pediátrica e, especificamente, identificar possíveis lacunas no conhecimento. Pesquisa de natureza descritiva, com abordagem quali-quantitativa, realizada por meio da coleta de dados no Hospital e Pronto Socorro Pediátrico Pró-Infância, São José dos Campos - SP, através de um questionário semi-estruturado com perguntas inerentes à autoavaliação das colaboradoras e variáveis de possíveis falhas no conhecimento da equipe. Verificou-se que o nível de conhecimento da equipe é menos deficiente do que se estimava, destacando-se as baixas taxas de erros obtidos. A maior lacuna foi encontrada na variável referente à “organização da gaveta de medicações”, tendo em vista que 31,6% dos auxiliares e técnicos de enfermagem participantes desconhecem o fato de que as medicações são organizadas em ordem alfabética. Logo, sugere-se a realização de pesquisas e trabalhos práticos futuros para se estabelecer novas estratégias de aprimoramento e desenvolvimento da equipe, de forma a complementar o conhecimento, atualizando e otimizando o que se obteve como “incompleto” nos questionários, a fim de se transformar o desconhecido em segurança para o paciente a ser atendido.

Publicado
2019-07-03