GESTÃO DA QUALIDADE NOS PROCEDIMENTOS ACADÊMICOS: COMPREENDENDO NECESSIDADES NOS PROCESSOS E REGISTROS DOCUMENTAIS
Resumo
A organização dos processos de gestão de qualquer instituição exige a observação das ações cotidianas e análise constante das interações. Nesse processo, a obtenção de informações e compreensão das certezas e dos direcionamentos a serem tomados são essenciais, sendo a implementação de mecanismos específicos de gestão um dos caminhos para o controle e aperfeiçoamento do trabalho. Sob tal perspectiva, esta pesquisa visa analisar uma instituição de ensino que não tem uma certificação padrão, observando as possíveis falhas na gestão de processos e como os conceitos de design e ferramentas organizacionais podem contribuir com esse setor. Compreender como a falta de sistematização organizacional pode afetar a eficiência da secretaria acadêmica de uma instituição superior de ensino pode ajudar a equipe para uma futura implantação da norma ISO 9001, norma que tem o propósito de implantar a cultura da organização, proporcionando um crescimento de qualidade para as empresas. As primeiras reflexões, conforme defendido pelos autores que embasam este estudo, levam à compreensão de que a adoção de um Sistema de Gestão da Qualidade (SGQ) por meio da utilização de ferramentas da qualidade pode contribuir para inovar os procedimentos de controle de documentos e registros, a fim de otimizar o fluxo de documentos e aperfeiçoar as etapas de arquivamento de processos.