A INFLUÊNCIA DO SHOPPING CENTER NA DECISÃO DE COMPRA DOS CONSUMIDORES DA CIDADE DE LORENA
Resumo
O comércio varejista tem passado por constantes evoluções, e seus métodos e estratégias afetam diretamente os consumidores, seja em grandes centros varejistas ou pequenas lojas nos centros das cidades. O foco deste trabalho de pesquisa é o mercado varejista, utilizando o Shopping Center da cidade de Lorena/SP como fonte para a pesquisa, realizando um estudo comportamental dos consumidores em relação à nova atmosfera de compra que o shopping oferece, e a partir disso observar as diversas variáveis do modelo varejista do Shopping Center e do modelo mais tradicional, oferecido pelas lojas de rua. Assim, busca-se responder a seguinte pergunta de pesquisa: como um Shopping Center instalado em uma cidade pequena pode impactar na decisão de compra do consumidor? O estudo justifica-se pela necessidade de análise e compreensão do comportamento de compra e satisfação dos consumidores, principalmente no mercado varejista, que é uma das principais atividades econômicas da região e que tem seus clientes como protagonistas do sucesso do negócio. O objetivo principal é compreender e descrever a influência dos modelos varejistas dos centros comerciais na decisão de compra dos consumidores, utilizando-se de uma pesquisa de campo de caráter explicativo, com abordagem quantitativa através da coleta e análise de dados. Com isso, explica-se o impacto que o shopping provocou no comércio da cidade, bem como a preferência dos consumidores em comprar naquele local, devido às diferenciações que ele naturalmente oferece, como segurança, lazer, variedade, conforto e acessibilidade, quando lojas de rua, tradicionalmente, têm bem mais dificuldades de causar boa impressão nesses itens; consideramse também as novas lojas e grandes redes como um chamariz para o consumidor local, acostumados às poucas marcas oferecidas pelas lojas de rua.