Indicadores de Qualidade na Gestão de Inovação em Empresas de Serviço de Tecnologia na Perspectiva “Inovação e Aprendizado” no Balanced Scorecard

  • Isabel Carolina Zorzi de Miranda
  • Napoleão Verardi Galegale
  • Marília Macorin Azevedo
  • Eliacy Cavalcanti Lélis
Palavras-chave: Gestão de inovação, Balanced scorecard, Indicadores de qualidade, Serviços de TI, Aprendizado

Resumo

Este artigo explora a aplicação da perspectiva "Inovação e Aprendizado" do Balanced Scorecard (BSC) na gestão de inovação em empresas de serviços de Tecnologia da Informação (TI). A partir de uma análise dos indicadores de qualidade associados a essa perspectiva, busca-se entender como a inovação e o aprendizado contínuo podem ser medidos e geridos de forma eficaz para promover a competitividade e o crescimento organizacional. O estudo baseia-se em uma revisão de literatura na base de dados científica no Portal de Periódicos Capes. O estudo do escopo permitiu identificar qualificadores na dimensão de “inovação e aprendizado” no BSC para a gestão de inovação que se torna temerária na ausência de mecanismos que equilibrem as tensões evidenciadas pelos indicadores.

Publicado
2025-02-01