Um Método de Inteligência Artificial para o Aprendizado Significativo Aplicando Matrizes de Markov

  • Bruno Zolotareff Santos
  • Leandro Reginaldo
Palavras-chave: Aprendizagem, Inteligência artificial, Conhecimento, Machine learning

Resumo

O uso de recursos digitais está se tornando cada vez mais comum no processo de aprendizagem, especialmente as ferramentas generativas que facilitam a busca por informações. Esse tema tem sido amplamente discutido por profissionais da educação. Uma das principais dificuldades enfrentadas é a supervisão dos estudantes de maneira significativa, orientando-os dentro de um planejamento que ajude a preencher as lacunas de conhecimento e a completar seu entendimento sobre o objeto de estudo. A implementação de tecnologias inovadoras nas plataformas de aprendizagem traz desafios, especialmente no que diz respeito à supervisão e ao desenvolvimento das capacidades cognitivas dos estudantes. É necessário que, dentro de um grupo de estudo, os estudantes consigam aprimorar seu autoconhecimento de forma colaborativa para organizar e compartilha ideias relacionadas aos estudos, supervisionado por uma Inteligência Artificial. Essa IA recomenda um conjunto de metadados relacionados ao conhecimento coletivo gerado na plataforma desenvolvida, denominada e-Folks. Além disso, cada estudante terá acesso a um mapa mental, permitindo uma supervisão direcionada por meio de algoritmos de Machine Learning e se necessário, a intervenção do professor na plataforma de ensino.

Publicado
2025-01-31