Transumanismo e aprimoramento cognitivo em uma clínica-escola de enfermagem – recepção cognitiva

  • Emily Maria Silvestre Castro
  • Thais França Santos
  • Paulo Sérgio Sena
Palavras-chave: Transumanismo, Cognitivo, Clínica, Enfermagem

Resumo

O estudo investigou o uso de ferramentas cognitivas na Clínica-Escola de Enfermagem em Lorena, SP, observando como diferentes faixas etárias (2-9, 20-29, 40-59 e 60+) utilizam jogos de tabuleiros e correlatos, que podem servir para desenvolver habilidades cognitivas específicas. Crianças usaram principalmente Caça Palavras e Jogo de Dados que auxiliam para melhorar atenção e raciocínio lógico; adultos jovens preferiram Palavras Cruzadas e Labirintos, que estimula a resolução de problemas e planejamento estratégico; enquanto adultos e idosos usaram jogos como Sudoku e Resta 1 que concorrem para manter funções cognitivas avançadas e combater o declínio cognitivo. Os resultados indicaram que a escolha das ferramentas cognitivas, jogos de tabuleiro, está alinhada com as necessidades de cada grupo etário, e destacou a importância e a eficácia de atividades lúdicas e interativas no aprimoramento e manutenção das funções cognitivas em ambientes de saúde.

Publicado
2024-12-21