PROCESSO DE IMPLEMENTAÇÃO DE CENTRO DE SERVIÇOS COMPARTILHADOS DE RECURSOS HUMANOS PELO MÉTODO DO DUPLO DIAMANTE DO DESIGN THINKING

  • João Bosco de Oliveira Junior
  • Henrique Martins Galvão
  • Adriano José Sorbile de Souza
  • Herlandi Souza Andrade
Palavras-chave: Recursos humanos, Central de serviços compartilhados, Tecnologia, Serviços de RH, Design thinking, Duplo diamante

Resumo

A Centralização de Serviços de Recursos Humanos tem se tornado cada vez mais um processo comum nas grandes empresas, tanto no Brasil quanto no exterior, com a principal finalidade da otimização dos processos de Recursos Humanos. A Central de Serviços Compartilhados de Recursos Humanos – CSC-RH constitui uma importante ferramenta de gestão de RH, posicionando a área no seu papel estratégico, pois contribui para a acurácia do fluxo de trabalho e das informações, rapidez no atendimento e na comunicação, com ganhos de produtividade, redução de custos e com agregação de valor para a empresa e colaboradores. Considerando esses aspectos, temos a questão: como promover a implementação de melhorias de processos em uma Central de Serviços Compartilhados de Recursos Humanos? A análise das necessidades e problemas e diferenciais no atendimento ao cliente interno é crucial para definição de metas para implementação de processos da Central de Serviços Compartilhados de Recursos Humanos. Face aos objetivos, a metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa, do tipo exploratória e descritiva e, quanto aos meios, a pesquisa se baseia na pesquisa bibliográfica e pesquisa-ação. A abordagem metodológica norteia-se pelo Design Thinking, optando-se pelo método Duplo Diamante (Double Diamond), por se tratar de representação de fácil compreensão das etapas de melhoria da CSC-RH nas dimensões de análise da tecnologia, processos, pessoas e indicadores. O método também contribuiu para a organização da equipe e alinhamento das experiências, responsabilidade e ações por meio do processo de alinhamento das metas e projetos anuais. Os resultados evidenciados desse processo conduziram às propostas de melhorias dos serviços tanto para colaboradores quanto para a empresa, demonstrando a possibilidade de aplicação de tecnologia para diversos processos do departamento que geram melhor comunicação, agilidade nas tarefas, automatização de atividades repetitivas e otimização de análise de dados para tomada de decisão estratégica.

Publicado
2024-07-10