RUBRICA PEDAGÓGICA + DESIGN = AULA PLENA

  • Rodolfo Neves Rosa
  • Paulo Sergio de Sena
Palavras-chave: Aula plena, Design instrucional, Rubrica, Interação em aula

Resumo

Sendo a aula uma necessidade social latente, pensar modelos de aula que engaje os estudantes tem sido a busca de toda a comunidade científica educacional. O objetivo é propor um modelo de aula presencial para Instituições de Ensino. Como hipótese foram usados os critérios da plataforma Kanttum Prof com 11 itens relevantes para a construção da aula sendo elas: a atmosfera de sala de aula; organização da aula; uso de recursos; papel do professor-mediador; atividades assíncronas; atividades desenvolvidas na aula; interação na aula; tempo de aula; necessidades de conhecimentos prévios; autonomia do aluno e avaliação da aprendizagem. Foram utilizados como metodologia o design instrucional, a rubrica e a pesquisa bibliográfica, desenvolvendo um mapa mental como um exemplo da aula plena e percebemos como resultado que na construção destes 11 itens o item de maior relevância e que se relaciona com os demais é a interação em aula, que deve ser observado atentamente pelo professor em sua busca de uma aula plena. Sendo assim ainda vemos como importante para estudos futuros a aplicação pratica deste modelo.

Publicado
2024-07-10