“VALE INCLUSIVO” – UMA PROPOSTA DE LOGOMARCA PARA EMBALAGENS ALIMENTÍCIAS, COM FOCO SUSTENTÁVEL E INCLUSIVO, DESTINADA À REPRESENTAÇÃO DO VALE DO PARAÍBA
Resumo
Esse trabalho aborda a interligação entre a sustentabilidade e a inclusão, analisando o contexto cultural regional e as estratégias do Design, buscando promover a conscientização ambiental e social da comunidade por meio de uma logomarca a ser utilizada em embalagens de alimentos produzidos na região. O embasamento teórico do estudo ocorreu por meio de revisão literária e o Design Thinking foi a principal ferramenta orientadora na criação da logomarca, o qual possibilitou uma abordagem de cada fase do desenvolvimento: o entendimento do cenário (empatia), a especificação dos problemas encontrados (definição), as soluções pensadas (ideação), a formalização da solução considerada mais viável (prototipação) e a avaliação, na prática, da implementação (validação). O resultado foi a criação da logomarca “Vale Inclusivo”, cujo os elementos captam as características culturais do Vale do Paraíba e sua aplicação está vinculada à princípios de sustentabilidade e inclusão social. A implementação dessa logomarca tem como propósito, além de colaborar com o cenário industrial, evidenciar as características culturais da região do Vale do Paraíba e destacar a importância das práticas responsáveis direcionadas à comunidade. Foram consideradas como possíveis contribuições desse estudo, além da conscientização e promoção dos aspectos sustentáveis e inclusivos, o estímulo à economia local e o fortalecimento da identidade regional. Como resultado, conclui-se que a aplicação do metodologia do design thinking associado às ferramentas de mapa de empatia, storyboard, brainstorm e esboços contribuíram para a prototipação do projeto logomarca “Vale Inclusivo”.