APLICABILIDADE DE PLATAFORMAS DIGITAIS INTERATIVAS NO ENSINO SUPERIOR TECNOLÓGICO
Resumo
O presente trabalho apresenta a aplicabilidade de plataformas digitais interativas como propostas pedagógicas, para professores de línguas, conforme pleiteado para a 12ª Semana de Planejamento e Aperfeiçoamento Pedagógico (SPAP) realizada na Fatec Cruzeiro. Para tanto, foi realizado um levantamento bibliográfico e pesquisa indireta do uso de plataformas digitais interativas, como ferramentas de trabalho facilitadoras no processo de aprendizagem no Ensino Superior Tecnológico. O problema que motivou a pesquisa retrata a busca do professor do ensino de línguas em compreender que o melhor caminho para formar as novas gerações é desenvolver nelas as competências digitais. Este estudo discorre sobre a relevância da utilização de plataformas digitais como promotora da aprendizagem no Ensino Superior Tecnológico, utilizando as ferramentas digitais: Padlet, Plickers, Kahoot!, Wordwall, entre outras. Os dados foram analisados à luz da teoria sobre a formação continuada do professorado no Ensino Superior Tecnológico, das Tecnologias Digitais da Informação e Comunicação (TDIC), como práticas colaborativas em sala de aula. A partir do levantamento bibliográfico entende-se que, é conveniente que o professor faça, primeiramente, uma organização do conteúdo para, em seguida, compartilhar, colaborar e reconstruir esta organização com os outros professores. Percebeu-se que essas ferramentas digitais corroboram para o desenvolvimento das habilidades cognitivas e interpessoais (soft skills), desde que planejadas com intencionalidade. Pode-se concluir que, por meio das competências digitais, o professor pode motivar o processo de emancipação do estudante, fundamentado em saber crítico, criativo, atualizado e competente.