DESIGN DE EMBALAGEM PARA BRIQUETES FABRICADOS COM BIOMASSA FINO DE CARVÃO

  • Sandro Augusto Gomes
  • Henrique Martins Galvão
  • Angélica Monteiro Cartier
Palavras-chave: Design, Embalagem, Carvão, Inovação, Modelagem

Resumo

Esse estudo discute a relevância das embalagens como estratégia e decisões de marketing e suas influências na decisão de compra do consumidor. As embalagens desempenham papel fundamental para atrair a atenção dos consumidores, especialmente nos estabelecimentos comerciais. O projeto de embalagem implica no planejamento prévio para agregar valor à marca e ao produto, de modo a criar diferencial competitivo no mercado. A comunicação eficaz da embalagem relaciona aspectos tangíveis como formato, dimensões, cores, imagens e rótulos, transmitindo um conjunto de significados, além do visual e da estética, que afetam a sensibilidade humana, proporcionando significados pessoais e estímulos para aquisição do produto. Estabelecer conceito do design de embalagem é fundamental para explorar oportunidades com critérios de responsabilidade e legalidade. O presente estudo tem como objetivo desenvolver e propor design de embalagem para carvão de uso domiciliar. O produto é resultado de projeto de pesquisa do Programa de Mestrado Profissional em Design, Tecnologia e Inovação – PPG-DTI – Unifatea, que visa o reaproveitamento mediante a mistura do fino de carvão e cascas de madeira, e outras biomassas por meio de processo de briquetagem. A partir do processo de confecção do briquete viu-se necessária a elaboração de uma embalagem diferenciada, já que o produto final poderá ser levado ao consumo comercial. A metodologia da pesquisa é de natureza qualitativa e do tipo exploratória e descritiva baseando-se pelos métodos da pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo, aplicação das ferramenta Miro, Trello, Midjourney e Krita para modelagem de sketches e de estudo de caso do design da embalagem proposta. Os métodos empregados permitiram projetar embalagem do carvão para churrasco diferenciada, combinando tradição e inovação, assim como atendesse as necessidades práticas e estéticas, e que resultassem nova experiência para os consumidores, visualmente atraente e envolvente.

 

Publicado
2023-08-21