PADRONIZAÇÃO DAS ATIVIDADES DO RECEBIMENTO FISCAL DE UM CENTRO DE SERVIÇO COMPARTILHADO UTILIZANDO AS FERRAMENTAS BPM E BPMN

  • Brenda de Paula Ribeiro Silva
  • Caio Felipe de Jesus da Silva
  • Maria Eduarda Magalhães Peixoto
  • Leônidas Magno de Morais
Palavras-chave: Processos, Mapeamento, Padronização, BPM, BPMN

Resumo

Diante da rápida evolução e expansão das tecnologias em diversas áreas, as empresas precisam adaptar-se aos avanços tecnológicos e manter sua posição competitiva no mercado. Para alcançar essa vantagem competitiva, é essencial implementar a gestão de processos de negócio (BPM - Business Process Management) e utilizar a notação de modelagem de processos de negócio (BPMN - Business Process Model and Notation). Este estudo aborda aspectos relevantes para o planejamento estratégico. Para tanto, é fundamental identificar os gargalos do sistema em questão, por meio de revisão bibliográfica e pesquisa-ação, e aplicar os conceitos teóricos fundamentais do BPM. Foi possível redesenhar os fluxos de trabalho e padronizar os serviços, com o objetivo de reduzir retrabalhos e otimizar o tempo, que pode ser direcionado para atividades que exigem análise e raciocínio crítico mais aprofundados. Utilizando a notação BPMN, é possível representar visualmente os processos de negócio, facilitado a compreensão e comunicação entre as equipes envolvidas. Essa notação permite mapear as etapas dos processos, identificar os responsáveis por cada atividade, definir os fluxos de informação e tomar decisões embasadas em dados concretos. Ao adotar o BPM e o BPMN, as empresas podem alcançar melhorias significativas em sua eficiência operacional.

Publicado
2023-08-21