A PREVENÇÃO DA GRAVIDEZ NA ADOLESCÊNCIA NA PERSPECTIVA DA ABORDAGEM DO DESIGN THINKING

  • Henrique Martins Galvão
  • Bruna Cristina Rocha de Paula
  • Gabriela de Amorim Ferreira Antonio
  • Samira Rodrigo Santos Silva
Palavras-chave: Design thinking, Gravidez, Adolescência, Objetivos de Desenvolvimento Sustentável

Resumo

Dados do Relatório do Fundo de População das Nações Unidas (UNFPA) demonstram que 13% de todas as mulheres jovens nos países em desenvolvimento começam a ter filhos ainda crianças, e essas adolescentes continuam a representar uma parcela surpreendentemente grande de todos os nascimentos de adolescentes (UNFPA, 2022). Gravidez na adolescência é considerada como problema social e de saúde. Diante do exposto, esse estudo tem como problema de pesquisa a seguinte pergunta: Como reduzir a ocorrência de gravidez indesejada na adolescência? O presente trabalho tem como objetivo utilizar ferramentas de Design Thinking para elucidar as causas de gestação em adolescentes, e ainda demonstrar alternativas para redução da taxa de gravidez na adolescência. A natureza da pesquisa de caráter qualitativa do tipo exploratória-descritiva, e quantos aos meios adota-se o método de pesquisa bibliográfica apoiada pelo método do Design Science Research associado a abordagem do Design Thinking acompanhada das fases: Imersão (empatia); Análise e Síntese, Ideação e Prototipação de solução por meio de infográfico. Após análise dos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), realizou-se um Brainstorming para exploração de ideias, com insights para definição do tema e do problema de pesquisa. Na busca de identificação da relação causa e efeito, utilizou-se os 5 Porquês e o Diagrama de Ishikawa; visando a classificação das causas do problema apresentou-se a Matriz GUT; e, finalmente, a Matriz de Priorização foi empregada para apontar as principais soluções do problema de pesquisa. Durante o caminho percorrido deparou-se com diversos estudos e discussões acerca da temática da gravidez em adolescentes, os quais contribuíram para correlacionar ferramentas ao Design Thinking. Os resultados permitiram prototipar plano de ação, baseado na ferramenta 5W2H, com enfoque em ações orientadas para instituição de ensino, educadores e gestão da rede pública municipal de atendimento e orientação às adolescentes.

 

Publicado
2023-08-21