ASPECTOS DO MARKETING DO TURISMO DE NEGÓCIOS E EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE PARATY-RJ

  • Luana do Prado Cunha Duarte
  • Marilene de Souza Maia Abreu
  • Eber José dos Santos
  • Anderson Henrique Solcia
Palavras-chave: Marketing, Turismo, Eventos, Paraty-RJ.

Resumo

O Turismo de Negócios e Eventos é um setor que contribui economicamente para os destinos turísticos. Nesse sentido, este artigo tem como foco investigar como a cidade de Paraty tem promovido esse setor em tempos de marketing digital, compreender as estratégias empregadas e, se for necessário, propor meios de melhorar a promoção de seus eventos. A investigação pode contribuir para o meio acadêmico, se promover a conscientização sobre a importância do Turismo de Negócios e Eventos para a economia local, seguida de princípios de preservação e da prática do turismo responsável. O método utilizado foi o estudo de caso. A pesquisa foi aplicada com abordagem qualitativa, exploratória, e se valeu de roteiro de entrevistas e análise de conteúdo como instrumentos de coleta de dados, os quais foram discutidos à luz da teoria. Pelos resultados, observou-se que o turismo de evento tem sido promovido com a participação atuante da Secretaria de Turismo, COMTUR[1] e Paraty Convention[2]. O estudo revelou que a promoção do destino se dá de forma espontânea e que, ainda, há algumas lacunas, como mais foco na sustentabilidade ambiental, Plano Diretor de Turismo atualizado e espaço de convenções para captar eventos externos que possam atender o período de sazonalidade[3].

 

[1] Conselho Municipal de Turismo

[2] Entidade que visa promover o destino e captar eventos

[3] Período de baixa temporada

Publicado
2023-08-21