Serviço de atendimento ao consumidor - SAC como estratégia de marketing de relacionamento
Resumo
Este artigo tem como objetivo mostrar a importância do Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC) como estratégia de marketing de relacionamento. Sabe-se que relacionamento é uma expressão que implica confiança e interação entre dois ou mais indivíduos. Surgido na década de 1980, o marketing de relacionamento foi estimulado pelo novo perfil dos consumidores, crescente concorrência, diversificação de canais de compra e pelo desenvolvimento tecnológico. A realidade é que a situação de compra torna-se cada vez mais difícil quando se pensa em atrair, entender e reter o cliente. O problema de pesquisa para esse estudo é verificar como o SAC influencia o processo de marketing nas empresas. Tal cenário induz estratégias e ações inovadoras aderindo ao marketing voltado para o valor como proposta de comercialização. Nessa perspectiva, a empresa mantém uma sintonia de todas as suas atividades empresariais dirigidas a um objetivo estratégico, ou seja, a criação de valor para o cliente. Concluiu-se que os investimentos em marketing de relacionamento são válidos desde que os objetivos da empresa estejam bem definidos, bem como a abrangência que se almeja dessas ações e os resultados esperados.