GESTÃO DA QUALIDADE APLICADA EM UMA MICROEMPRESA DE SERVIÇOS DO SETOR AUTOMOTIVO

  • Carlos Alexandre Campos
  • Carlos Washington Oliveira
  • Jony Cesar Simões
  • Juliano Cesar Campos
  • Maurilio José Pereira
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli
Palavras-chave: Segmento Automotivo, Programa 5S, Treinamento

Resumo

O presente estudo apresentou uma empresa do segmento automotivo que ao implantar a ferramenta 5S se deparou com um problema. Os funcionários não se adaptaram à mudança proposta. Para a solução do problema foi proposto a aplicação de treinamento com todos os envolvidos no processo. O estudo indicou a praticidade e simplicidade do Programa 5S e mostrou que a aplicação e utilização são métodos que podem ser usados por todos os níveis da empresa, evidenciando que ele pode trazer excelentes resultados. A metodologia utilizada foi a pesquisa bibliográfica e juntamente com um estudo de caso, que apresentou a importância em se aplicar um treinamento para uma boa utilização da ferramenta. Com a aplicação do treinamento identificamos as dificuldades do colaborador em se adaptar às mudanças implantadas e corrigimos falhas na gestão para alcançar melhoras nos resultados.

Publicado
2022-02-05