MARKETING DIGITAL NAS STARTUPS: Um estudo de caso da empresa Nubank e de suas estratégias para o fortalecimento da marca e aproximaçãodos clientes
Resumo
Cada vez mais as empresas têm investido e utilizado de ferramentas tecnológicas e da internet para o crescimento de aspectos corporativos como a efetiva promoção de produtos e serviços, visando maior alcance de público. E essa já é uma realidade nas chamadas startups, ou seja, desde a criação da ideia já são implantados conceitos com fundamentos inovadores e soluções práticas como um diferencial ao competitivo ambiente corporativo. Dentre os principais meios utilizados para fins de divulgação e fortalecimento da marca, está o Marketing Digital, que atua organizando e promovendo, desde os princípios básicos da empresa, como a missão e a visão, até à medição de importantes estatísticas sobre os tipos de público, serviços mais adquiridos, produtos de preferência, dúvidas mais frequentes, entre outros. Com as ferramentas do Marketing Digital, torna-se possível obter um levantamento detalhado de informações relevantes à melhoria da empresa e, com elas, alavancar o sucesso do negócio. Assim, a proposta deste trabalho foi elucidar a importância do Marketing Digital na, inicialmente, startup Nubank e o quão influente foi esse procedimento de divulgação no fortalecimento da marca e na aproximação dos clientes. Por meio da metodologia descritiva, realizou-se levantamento bibliográfico acerca dos conceitos de Marketing Digital e startups, além de um histórico da referida Fintech. Como resultados, apresentaram-se os benefícios que a empresa Nubank foi adquirindo ao longo de sua trajetória com a implantação efetiva do Marketing Digital, inspirando nos clientes fidelidade, segurança e confiança no serviço prestado, um diferencial para o conceito de um banco, serviço tido como altamente burocrático no Brasil.