A INFLUÊNCIA DA IDENTIDADE VISUAL EM GRANDES EVENTOS: UM ESTUDO DE CASO SOBRE O LOLLAPALOOZA

  • Bruna Guimarães Santos
  • Juliana Silva Mathias
  • Camila Ferreira de Oliveira Rocha
Palavras-chave: Identidade Visual, Eventos, Marketing, Lollapalooza, Festival

Resumo

A identidade visual é essencial para qualquer setor que requer identificação, divulgação e fixação da marca. Em eventos, permite caracterizá-los antes mesmo de sua execução, ou seja, no pré-evento,  onde é demonstrado o seu conceito a partir de elementos visuais, como formas e cores, gerando expectativa e engajamento, até o pós evento. Se bem elaborada, a identidade visual pode facilitar a comunicação e relacionamento com seu público e marcas parceiras, onde produtos e serviços são criados e divulgados, proporcionando experiências durante a execução. Diante deste cenário, foi realizado um estudo de caso sobre o festival de música Lollapalooza, com uma pesquisa bibliográfica, descritiva e qualitativa, onde analisou a sua identidade visual e como ela interfere no relacionamento entre as partes interessadas, bem como seus benefícios para o negócio, estratégias e sucesso. Além da aplicação de um questionário a um grupo de pessoas que se identificam com evento, participantes ou não, a fim de verificar o seu envolvimento. Como resultado, foi constatado a importância da criação da identidade visual alinhada com a proposta do evento, ou seja, de acordo com o seu conceito, temática, segmento e público alvo, proporcionando aos participantes experiências únicas e marcantes, tornando o festival uma referência para o mercado e profissionais da área.

Publicado
2021-01-27