PRÁTICAS DE GESTÃO PARA A QUALIDADE EM UM AUTO CENTER DA REGIÃO DO VALE DO PARAÍBA - SP

  • Brandon Alexsandro Arnaud dos Reis
  • Bruno Henrique Pereira de Carvalho Silva
  • Wagner Gabriel Barbosa
  • Maurilio José Pereira
  • Henrique Martins Galvão
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli
Palavras-chave: Serviços de auto center, Gestão da qualidade, Análise SWOT, 5S, Kaizen

Resumo

O presente artigo tem por objetivo a melhoria da gestão da qualidade num empreendimento auto center na região do Vale do Paraíba, estado de São Paulo. O setor de serviços em manutenção de veículos desempenha uma função importante na economia, seja na geração de emprego ou como parte importante da cadeia automotiva, tendo em vista o aumento da idade média dos veículos e circulação, e incluem diversos segmentos industriais. Este estudo parte de uma proposta de melhoria no processo de armazenamento e descarte de escapamentos usados de automóveis. Para o desenvolvimento do presente estudo, a pesquisa se caracteriza como exploratória fundamentada pela pesquisa bibliográfica. O estudo pautou pela análise ambiental com aplicação da ferramenta SWOT de modo a contribuir para agregar valor à gestão do negócio, uma empresa de pequeno porte. O estudo prosseguiu com a realização de treinamento dos funcionários relacionado com as ferramentas da qualidade como 5S e Kaizen. Os resultados aferidos permitiram concluir que as estratégias propostas a partir da análise dos pontos fortes e fracos e das ameaças e oportunidades comporão o plano de ação da empresa no curto e médio prazo. Constatou-se, ainda, que a aplicação da metodologia Kaizen e da ferramenta 5S propiciaram benefícios sensibilizado o empresário e funcionários quanto ao aperfeiçoamento contínuo das atividades de trabalho agregando valor econômico, pela redução de desperdícios; ambiental, que visem a redução do acúmulo de material pós-consumo; e também social, pois ocorrem engajamento da equipe nas atividades de melhoria.

Publicado
2021-01-27