RESPONSABILIDADE SOCIAL EMPRESARIAL: EFEITOS DA ATUAÇÃO SOCIAL NA LUCRATIVIDADE DAS CORPORAÇÕES

  • Débora Botta Fonseca
  • Paula Avelar Santos
  • Verônica Coelho Silva
  • José Augusto Paes Deccache
Palavras-chave: Lucratividade, Responsabilidade social, Sociedade

Resumo

A responsabilidade social passou a ser parte do planejamento estratégico das empresas à medida que os consumidores passaram a optar por organizações com consciência do seu papel na sociedade. Este trabalho tem por objetivo estabelecer a relação positiva entre a lucratividade e a Responsabilidade Social das Empresas (RSE), com o enfoque em analisar a RSE como referencial, que beneficia tanto a empresa quanto a sociedade. Com questionamentos como: Estaria o lucro associado à responsabilidade social? Quem mais se beneficia com a RSE, a empresa ou a sociedade? Para tanto, foi analisada a motivação real de muitas empresas ao adotarem essas práticas, o que comprovou que a RSE faz parte do planejamento estratégico das empresas da atualidade, agindo como impulsionadora da lucratividade nas operações. A metodologia utilizada neste artigo é a pesquisa bibliográfica em livros, sites e artigos publicados sobre o tema aliado ao estudo de caso que corrobora que a responsabilidade social pode e deve ser pensada como diferencial estratégico.

Publicado
2020-11-05