ESTUDO DE CASO: PERSPECTIVAS DE ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL DE EVENTOS NO MEIO CORPORATIVO DO VALE DO PARAÍBA
Resumo
A gestão de eventos corporativos apresenta as fases de sua realização desde a criação, elaboração de projeto, montagem, acompanhamento e finalização. Este trabalho, caracterizado como estudo de caso, tem por objetivo a análise da realidade de mercado corporativo e identificação da atuação do profissional de eventos na área, por meio do diagnóstico da necessidade das empresas e a possibilidade de inserção de gestores de eventos no mercado. Tais dados foram possíveis a partir de uma pesquisa de campo composta de questionário aplicado a empresas, cujos resultados foram analisados e discutidos à luz da teoria. A análise dos dados obtidos com 30 empresas situadas entre Cruzeiro e Guaratinguetá (Cruzeiro, Cachoeira Paulista, Canas, Lorena, Guaratinguetá), e, também, São José dos Campos, no Vale do Paraíba, proporcionou observar a visão dos gestores a respeito do profissional de eventos, o que se espera desse profissional e o que deve ser trabalhado para que haja sua inserção no mercado corporativo na região onde, supostamente, existe maior perspectiva de empregabilidade dos tecnólogos graduados no Curso Superior de Tecnologia em Eventos da Fatec Cruzeiro. Verificou-se que as empresas da região ainda não reconhecem a importância de um departamento de eventos.