MARCAS URBANAS E COVID-19: A REINVENÇÃO DA ARTE URBANA E SUA RELAÇÃO COM O DESENVOLVIMENTO SOCIOCULTURAL
Resumo
A arte urbana é uma manifestação artística que busca expressar a identidade e valores das periferias das cidades, por meio do grafite, dança, canto, declamações, teatro, circo e performance artística. Mal afamada na alta sociedade, exige dos artistas que a protagonizam intervenções que almejam transformar a visão equivocada de uma elite social, que, como justificativa para criminalizar a arte, se pauta na ordem, simetria, beleza e higiene. Como resistência à segregação urbana, ela se expande nos espaços, com uma linguagem própria e em um processo de ressignificação do território. Em meio à pandemia do Covid-19, a arte urbana emerge para dar um novo sentido nessa fase caótica, seja no meio virtual, seja para colorir o cinza das cidades. Assim, o objetivo deste trabalho é entender como os artistas e a arte urbana estão se reinventando neste período e sua relação com o desenvolvimento sociocultural. Para tanto, foram realizadas pesquisas bibliográficas e pesquisas de campo qualitativas, por meio de entrevistas com os artistas. Assim, foi possível compreender como os artistas e suas marcas urbanas atuam no mercado e dialogam com o público, frente ao período de pandemia. Foi constatada a necessidade de criação e implementação de políticas públicas mais direcionadas ao setor. Conclui-se, assim, que o presente trabalho é um instrumento de reflexão e conscientização sobre a arte urbana e sua relação com os acontecimentos cotidianos da sociedade.