Imagem institucional e responsabilidade social: um estudo de caso sobre o evento “Matemática Vanguarda”
Resumo
Diante de um cenário organizacional competitivo, no qual conteúdos informativos e produtos estão disponíveis para grande parte dos consumidores, o trabalho de comunicação institucional de uma empresa deve buscar estratégias para expor a marca da instituição, de forma a definir a identidade e a imagem institucional para os seus públicos. Buscou-se com este artigo, por meio de um estudo de caso, analisar quais as possíveis contribuições do projeto de responsabilidade social Matemática Vanguarda, para a imagem da emissora de televisão que realiza esse evento, a Rede Vanguarda. A fundamentação teórica foi construída a partir de autores renomados para o debate acerca de comunicação e imagem institucional, bem como eventos. Para o desenvolvimento do estudo de caso, utilizou-se da observação direta da final do Matemática Vanguarda 2018 e realização de entrevistas semiestruturadas com os organizadores e participantes do evento. Conclui-se com o presente estudo que o projeto de responsabilidade social em análise estreita relacionamento com os envolvidos. A empresa cria e fortalece a sua imagem e mostra que suas ações conseguem atingir positivamente uma parcela da sociedade.