Desafios da gestão empresarial de empresas juniores: um estudo de caso sobre suas práticas
Resumo
Este trabalho teve como objetivo analisar o modelo de gestão de Empresas Juniores, diferenciando-as a fim de permitir a identificação de suas prática e ferramentas. Empresa Junior é uma organização sem fins lucrativos gerida por alunos de graduação com o propósito de realizar projetos e serviços que contribuam para seu desenvolvimento acadêmico e profissional. Modelo de gestão refere-se à forma com que as empresas organizam suas atividades, conduzem seu trabalho, alcançam seus objetivos e devem agir em situações diversas. Para tal, foi realizada uma pesquisa de natureza qualitativa, de caráter descritivo, por meio de workshops com 7 empresas juniores de diferentes perfis. Para respaldar a aplicação multi-casos (YIN, 2001), deu-se início a uma revisão da literatura sobre modelo de gestão a fim de elaborar um protocolo de pesquisa que permitisse análise cruzada das práticas e ferramentas levantadas. Dentre os principais resultados constatou-se que há falta de preocupação das empresas juniores estudadas com a compreensão de seu modelo de negócio, ou seja, de sua proposta de valor. Esse levantamento se agrava pelo fato de 6 dos 7 casos estudados não gerirem seu contato com clientes e 5 manterem apenas dados superficiais em planilhas. Em contrapartida, notou-se em 6 casos a elaboração de diretrizes estratégica, mas, com apenas as duas empresas juniores de maior tempo de mercado apresentando ferramentas e metodologias para garantir o crescimento de longo prazo. Conclui-se que os maiores desafios estão relacionados a compreender quais assuntos de gestão merecem atenção; e qual momento para implementar determinada prática específica.