Percepção do nível de satisfação com os serviços bancários
Resumo
Os bancos possuem uma grande importância na sociedade, pois administram, investem e mobilizam os recursos financeiros de todos, promovendo o crescimento e o desenvolvimento econômico do país, pela oferta de produtos e serviços. Nas últimas décadas aconteceram diversas mudanças e evoluções nos bancos brasileiros, principalmente em relação às inovações tecnológicas empregadas nos processos e consequentemente na relação com os clientes. O presente artigo tem como objetivo realizar estudo a respeito do nível de satisfação dos funcionários de uma escola em relação aos serviços bancários que utilizam, bem como identificar em que aspectos os bancos podem melhorar seus serviços. Para isso, a metodologia de pesquisa é do tipo descritiva, de natureza qualitativa e quanto aos meios adota-se a pesquisa de levantamento com método de estudo de caso. Aferiu-se que a agilidade no atendimento e nos canais de comunicação para dúvidas e informações são aspectos apontados como relevantes para aumento do nível de satisfação de clientes. Além disso, percebeu-se que os bancos precisam investir mais no marketing dos produtos de investimento, linhas de financiamento e empréstimo, e consórcios de veículos, motos e imóveis. Na pesquisa, constatou-se que são necessárias mudanças em termos de segurança de serviços online. Pôde-se concluir também que os bancos precisam aprimorar o serviço de atendimento nas agências físicas. Embora se reconheça que o perfil do cliente está mudando rapidamente, ainda existe uma grande parcela deles dependentes do atendimento tradicional.