METODOLOGIAS ATIVAS DE ENSINO E APRENDIZAGEM: APLICAÇÃO DO MODELO AVALIAÇÃO PERMATUS

  • Celso Ricardo Paraguay
  • Rosinei Batista Ribeiro
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli
Palavras-chave: Modelo Permatus, Metodologias ativas, Ensino e aprendizagem, Logística

Resumo

O trabalho aborda as técnicas de metodologias ativas de ensino e aprendizagem com destaque para a aplicação do modelo de avaliação Permatus que visa avaliar o modo como alunos percebem determinados materiais ou componentes incorporados em produtos e equipamentos logísticos miniaturizados. Nessa direção tem-se o uso de metodologias ativas de ensino e aprendizagem que vêm sendo cada vez mais exploradas e adotadas por diferentes áreas do conhecimento. Neste caso, o modelo Permatus, desenvolvida por Dias (2009), se destaca como uma técnica que auxilia o professor na condução de aulas que exploram as capacidades de aprendizagem dos alunos, tornando as suas aulas dinâmicas e interativas. Assim, o presente estudo teve como objetivo avaliar a percepção dos alunos de três instituições quanto ao manuseio de materiais e equipamentos logísticos. Os resultados aferidos permitiram concluir que a prática de metodologia ativa de aprendizagem baseada em problemas quando vinculada com ao modelo Permatus para o ensino da logística tornou o processo de ensino e aprendizagem mais interessante, deu autonomia aos alunos, estimulou o sistema sensorial para a busca de conhecimento e desenvolvimento de habilidades.

Publicado
2019-12-19