O ENDOMARKETING COMO O PROCESSO DE MOTIVAÇÃO INTERNA PARA MELHORIA NOS RESULTADOS NAS EMPRESAS: UM ESTUDO FEITO EM UMA EMPRESA METALÚRGICA DO VALE DO PARAÍBA

  • Adriane Silva Arruda
  • Henrique Martins Galvão
  • Luciani Vieira Gomes Alvareli
Palavras-chave: Endomarketing, Motivação, Desempenho, Resultados

Resumo

O Endomarketing é um dos fatores cruciais para o bom desenvolvimento da empresa, no intuito de motivar o público interno e agregar valor ao negócio. O presente trabalho tem propósito de evidenciar a importância da aplicação do Endomarketing, analisar sua eficácia na motivação, o engajamento do público interno e contribuição para aumento da competitividade da empresa. O estudo utiliza a metodologia de pesquisa exploratória-descritiva, empregando as técnicas de pesquisa bibliográfica e de levantamento em uma empresa de grande porte no Vale do Paraíba. Assim, foram entrevistados seis funcionários do setor de produção, visando avaliar o grau de envolvimento e motivação relacionados com as práticas do endomarketing. Constatou-se que os funcionários compreendem bem a cultura da organização, sentem entusiasmo para o trabalho, mas percebem que a comunicação interna constitui-se barreira e pode ser melhorada, além da confiança e sentimento de realização, os quais afetam os benefícios do endomarketing.

Publicado
2019-12-19