Análise dos Custos na Área da Comunicação de uma Empresa no Vale do Paraíba

  • Ana Lucia Gonçalves de Santana
  • Rosana Aparecida Gonçalves Pasquoto
  • Norio Ishisaki
  • Henrique Martins Galvão
Palavras-chave: Comunicação, Custeio por absorção, Custo, Planejamento

Resumo

Nos dias atuais em meio à crise que o país enfrenta estudar a aplicação do planejamento dos custos das operações de modo auferir lucros superiores, tornou-se algo imprescindível para os negócios. Diante disso, esse estudo tem a finalidade de demonstrar a importância do gerenciamento dos custos na área de comunicação. Como objeto de análise, utilizou-se a metodologia de pesquisa descritiva, qualitativa e custeio por absorção, com base em estudo de caso, realizado em uma empresa do terceiro setor atuante no segmento de comunicação em radiodifusão e televisão, localizada no Vale do Paraíba, qual denominamos Emissora, pois a empresa em questão preferiu manter sua identidade em sigilo. O trabalho realizado na empresa foi apuração do Resultado por meio de rateio no âmbito geral e também rateado por seus gêneros, compreendido pelo estudo da Receita da emissora e pelos Custos Operacionais, Custo de produção, Custo de programação, Custo de transmissão e Despesa administrativa. Ressaltamos que não foram analisados os Investimentos em Equipamentos e Investimentos em expansão do canal, pois o foco da pesquisa é a análise dos custos. O critério de rateio compreende seis gêneros, sendo: religioso, entretenimento, jornalístico, sertanejo, reprises e terceirizados. Constatou-se que a apuração do resultado geral do negócio, dentro do mês estudado, ficou negativo, percebeu-se que alguns gêneros também apresentaram resultados negativos, evidenciando que as receitas não foram suficientes para cobrir os custos.

Publicado
2019-07-03