Desing Thinking: o pensamento projetual como forma inovadora de modelagem de negócios disruptivos

  • Adilson Martins Silva
  • Jorge Luiz Conde
  • José Carlos Ribeiro Gonçalves
Palavras-chave: Design Thinking, Inovação disruptiva, Design projetual, Modelo de negócios

Resumo

O objetivo geral desse estudo consiste numa reflexão sobre o conceito de inovação e seu impacto nos negócios, principalmente na perspectiva das inovações tecnológicas, como a preconizada de Indústria 4.0. O estudo aborda a complexidade do ambiente de negócios e os desafios da gestão diante da busca de resultados. Se por um lado, as inovações radicais tendem a impactar todo o mercado, por outro lado a sua consecução consiste numa difícil tarefa, ou seja não acontece sempre. Contudo, as empresas podem realizar inovações incrementais, mediante melhorias em seus processos, produtos e serviços, de modo alcançar maior competitividade. A outra possibilidade consiste nas inovações disruptivas, a partir da qual empresas podem rever e recriar seu negócio, avaliando o modelo de negócio atual. O grande desafio consiste em projetar o novo modelo. Diante disso, o Design Thinking é uma metodologia de gestão poderosa que facilita o planejamento de negócios, principalmente no que tange a sua aplicação do modelo de negócio para gerar a inovação disruptiva. Sobretudo, o pensamento projetual por sua característica de criar um fluxo permite a análise e a busca de insights que vão agregar valor e gerar uma nova via de planejamento organizacional.

Publicado
2019-07-03