O Uso dos Jogos Eletrônicos e do Role Playing Game (RPG) no Ensino e Aprendizagem de História

  • Welinton Martins Marques
  • Diego Magalhães Barreto
Palavras-chave: Educomunicação, Ensino de História, Jogos eletrônicos, Role Playing Game

Resumo

O presente trabalho buscou discutir de forma teórica e prática o uso de jogos eletrônicos com temáticas históricas e do Role Playing Game- RPG no ensino e aprendizagem de História. Pautados nas teorias educomunicacionais, buscamos discutir as questões que ligam os jogos mencionados ao ensino e aprendizagem de História, e para dar mais clareza no discurso, dividimos este trabalho em dois momentos distintos: um de cunho teórico, no qual discutimos autores e conceitos ligados ao universo dos jogos e do ensino de história, e outro de cunho prático, no qual desenvolvemos um minicurso voltado aos graduandos de História de uma Universidade localizada no Vale do Paraíba, no interior de São Paulo, onde desenvolvemos atividades teóricas e práticas a respeito dos jogos no contexto do ensino e aprendizagem em História. Pudemos constatar a necessidade no desenvolvimento de mais intervenções voltadas para a formação dos futuros professores de História no que diz respeito a novas linguagens, que muitas vezes não é possibilitado nos currículos já preestabelecidos dos cursos de graduação. Também constatamos a viabilidade do uso dos jogos eletrônicos e do RPG em sala de aula quando bem amparado por um aporte teórico consistente, tornando os jogos ferramentas lúdicas excelentes, capazes de trabalhar conceitos e questões históricas de um modo que foge ao dos métodos tradicionais de ensino. Ao incluir nas salas de aula o universo do aluno, suas afetividades e suas formas de leitura de mudo, estaremos dando um salto qualitativo no modo de ensinar, podendo assim agir na formação dos sujeitos que paulatinamente tornam-se mais capacitados a entender os meios midiáticos que consomem, ajudando a formar cidadãos críticos e ativos no mundo.

Publicado
2019-07-03